Porque tudo começa com os mais pequenos!
Desenvolvimento da Linguagem nas primeiras idades
O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e gradual. Ao longo dos primeiros anos de vida o desenvolvimento da linguagem passa por diversas fases (variável de criança para criança)
1 – Pré-linguagem (dos 0 aos 12 meses) – Desenvolvimento de habilidades pré-linguísticas como olhar nos olhos, estabelecer contacto visual, reagir a vozes e sons familiares, emitir vocalizações (choro, balbucios e gorjeios).
2 – Primeiras palavras (entre os 12 e os 18 meses) – Começam a produzir as primeiras palavras, muito simples.
3 – Explosão de vocabulário (entre os 18 e os 24 meses) – Expansão do vocabulário, expressam desejos, necessidades e algumas emoções e começam a utilizar frases simples com duas palavras.
4 – Fase Telegráfica (entre os 2 e 3 anos) – As crianças começam a produzir frases mais elaboradas, ainda sem conectores.
5 – Gramática emergente (3 a 4 anos) – Começam a adquirir algumas regras gramaticais, usando pronomes e preposições.
6 – Fase das perguntas (4 a 5 anos) – Chamada a “fase dos porquês”, pois as crianças passam por uma etapa em que perguntam incessantemente, demonstrando interesse no mundo que as rodeia.
7 – Linguagem adulta (5 a 6 anos) – Conseguem manter conversas complexas, vocabulário mais elaborado e regras gramaticais mais complexas.
O desenvolvimento da linguagem varia de criança para criança e é influenciado por fatores externos como ambiente familiar, contextos sociais, exposição a línguas estrangeiras, desenvolvimento cognitivo
Os cuidadores, progenitores, familiares e educadores/professores desempenham um papel fulcral no desenvolvimento da linguagem, estimulando e promovendo brincadeiras facilitadoras desse desenvolvimento.
Caso haja preocupação em relação ao desenvolvimento da linguagem é importante procurar orientação profissional na área da saúde ou educação.